Procissão Luminosa foi o primeiro evento da Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio em Canela

Foi aberta na noite de sábado, 14, a programação da 60ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela.

A Procissão Luminosa saiu da Igreja Matriz às 19h rumo ao Santuário, com fiéis que fizeram o trajeto entoando cânticos religiosos e rezando o Rosário. Pessoas da comunidade canelense e grupos da Igreja como ECC, CLJ, Terço dos Homens, entre outros participam do evento. A comissão festeira iniciou a procissão carregando a Santa Peregrina e, nos 7km, do centro até o Santuário, muitos tiveram o privilégio de carrega-la. O trajeto foi iluminado pelas velas e lanternas carregadas pelos participantes, criando um clima intimista e oferecendo um visual lindo na noite quente e escura. Na chegada, uma Missa foi celebrada na Cripta da Igreja em construção, que ficou lotada.

A programação segue com as visitas às comunidades católicas da cidade, a partir de 13 de abril.

A novena terá início no dia 9 de maio, sempre às 19h30, na Cripta. Neste ano os celebrantes serão Bispos convidados pelos organizadores, com temas ligados à Mãe Maria. O pároco Pe. Vanderlei Barcelos de Borba e o reitor do Santuário Pe. Victor Moisés Farias também estarão celebrando as duas últimas noites da novena, respectivamente.

Em 23 de maio, o Santuário de Caravaggio de Canela receberá a Romaria de Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, quando a juventude de toda a diocese participa ovacionando a fé. Neste dia o encerramento das atividades será com show da banda Shalon.

A Romaria Motorizada, quando milhares de automóveis de passeio, caminhões e frotas de empresas fazem trajeto, com motoristas que buscam as bençãos da Santa Milagrosa, será no dia 24 de maio.

O maior número de fiéis e devotos de Nossa Senhora de Caravaggio participam da Romaria a Pé, pagando promessas e agradecendo por graças alcançadas, no dia 26 de maio, dia da Mãe de Caravaggio.

As romarias saem da Igreja Matriz às 8h, com exceção da Motorizada, que sairá às 9h. Na chegada, ocorrem missas campais e a gastronomia do evento é sempre muito variada e farta. Após o almoço, a organização oferece programação variada, com festejos populares.

A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura Municipal.

Créditos fotos: Diego Santos/Estrategiacom